sexta-feira, 1 de junho de 2012

TER x SER



TER x SER
   Vou começar esse artigo com uma história que ouvi há muito tempo atrás e que hoje tenho visto o significado de uma sociedade consumista, preocupada muito mais em TER do que SER.
   Certa vez, tinha um casal viajando na estrada e de repente chegaram a uma bifurcação. O marido disse: "Acho que é à direita...", e a mulher: "É à esquerda, pode virar...". O marido insistiu: "É à direita!" e a mulher cedeu. Viraram à direita e logo se depararam com um grande barranco. Voltaram até a bifurcação e pegaram a estrada à esquerda. Daí a alguns minutos, o marido perguntou: "Se você tinha certeza do caminho, por que não insistiu?" e ela disse calmamente: "Porque, meu amor, entre ter razão e ser feliz, eu escolhi ser feliz!"
   Diante de um cenário instável, as pessoas procuram caminhos que permitam que elas se sintam incluídas na sociedade. Para muitos, consumir é um dos meios pelos quais elas tentam construir uma identidade. "As pessoas querem se sentir reconhecidas e valorizadas e é isso que buscam no consumo"
   Em nossa sociedade, a aparência é muito valorizada, na medida em que tende-se a valorizar mais o ‘TER' que o 'SER'. Consumir não é um mal em si mesmo. O mal está em sermos usados pelo consumismo. Antes que nos esqueçamos, de que somos gente e de que precisamos de saúde mais do que de dinheiro; de carinho mais do que de sucesso; e de amizade e compreensão muito mais do que de consumir; ou, então, nos perderemos em meio à ilusão de TER e nos esqueceremos de SER.
   Hoje em dia, as pessoas estão tão preocupadas tanto em ter, ter isso, ter aquilo, comprar isso, comprar aquilo... Os anos passam se dão conta, esquecem o mais importante: VIVER e SER FELIZ! Bombardeados a todo instante por apelos ao consumo, conseqüentemente, somos consumidos pelo desejo de consumir. Persuadidos, já não fazemos uso da faculdade da razão, nos deixando levar por meros anseios. Manipulada nossa vontade, concretizamos nossos sonhos em imagens que nos parecem tão verdadeiras!...Possuir passa a ser sinônimo de alcançar a felicidade: artefatos e produtos proporcionam a salvação do homem, representam bem estar e êxito.
   O "SER" leva-se uma vida toda para conseguir, enquanto que o "TER", muitas vezes conseguimos logo. Só que o SER não acaba nunca e nem se perde jamais, mas o TER pode terminar inesperadamente...
   O "SER", uma vez conseguido, é eterno...E o "TER" é passageiro, e mesmo que dure muito tempo, em algum momento se esvai e pode não trazer a felicidade.
   É lógico que da química desconheço e não tenho o conhecimento da alquimia “de transformar o Ter em Ser”. Hoje manda quem tem posse, o Ter fica com o mais poderoso, mas o Ser...Ah! Este fica no coração.
   Precisamos parar de correr atrás do Ter. Tenho certeza de que, quando SOMOS, somos muito mais felizes do que quando TEMOS.
   Eu tenho percebido na minha vida que a maioria esmagadora escolhe ter razão e muitas vezes a razão e a felicidade não estão caminhando pro mesmo lado. Já vi relacionamentos e amizades acabarem por conta disso. Será que vale a pena?
   A razão não traz felicidade, traz satisfação ao orgulho.
   A felicidade está no amor e na renúncia, no perdão e na compreensão.


fonte: http://www.guiainterior.com.br/RevistaViu/Web/Colunista/Coluna.aspx?IdAut=30&Pagina=3&IdCol=L09071610425844

Nenhum comentário:

Postar um comentário